CISTO DE BAKER, Você conhece?




O que é o cisto de Baker ou sinovial poplíteo? 

A bolsa sinovial é um saco repleto de fluído, que age como um amortecedor entre os tendões, os ossos e a pele. O cisto de Baker é um edema anormal da bolsa sinovial, que está localizada no espaço atrás do joelho, na fossa poplítea.


Localização

O cisto de Baker é um cisto sinovial, que está localizada posterior ao côndilo femoral medial, entre os tendões da cabeça medial do músculo gastrocnêmio e semimembranoso. Liem T Bui-Mansfield, MD


Como ocorre ?
A causa exata do cisto de Baker ainda é desconhecida. Entretanto, o cisto pode ocorrer quando a produção de fluído está aumentada, como no caso de artrite ou após uma lesão.


Quais os sintomas ?
O cisto de Baker pode  causar sintomas como  dor  e/ou aperto atrás do joelho, principalmente quando o joelho é estendido ou totalmente flexionado. Os cistos de Baker geralmente são visíveis como uma protuberância atrás do joelho, que é particularmente visível em pé e quando comparado com o unilateral oposto. Eles são geralmente suaves. O cisto de Baker pode se tornar complicado pela protrusão de fluido para baixo da perna entre os músculos da panturrilha (dissecção). O cisto pode se romper, ocorrendo perda de líquido para baixo da perna, que às vezes causam o aparecimento de um derrame indolor no tornozelo. Pode ocorrer o inchaço da perna. John H. Klippel, et al., 2008 ;Kelley's Textbook of Rheumatology , WB Saunders Co, editado por Shaun Ruddy, et al. 2000. http://www.medicinenet.com/baker_cyst/article.htm
Como é diagnosticado ?
O médico examinará os joelhos e procurará por uma saliência na parte de trás deles. Normalmente a ressonância magnética ou ultra-som não são necessários, mas pode ajudar a determinar o tamanho e características do cisto, além de ser útil para verificação de lesões intra-articulares.


Como é tratado ?
O desconforto inicial, causado pelo cisto de Baker, pode ser tratado com uma faixa elástica. O médico poderá prescrever medicamento antiinflamatório e o cisto poderá ser drenado. Em casos raros, poderá ser feita uma cirurgia para remoção do cisto. Algumas vezes o cisto desaparece sozinho. Se o cisto não causar incômodo, não há necessidade de tratamento.

Existe tratamento fisioterapeutico utilizando corrente Galvânica com alguns tipos de farmacos (iontoforese).


Em nossa clinica, existem tratamentos onde alguns pacientes com aproximadamente 8 sessões de fisioterapia, tiveram uma boa melhora do cisto de baker.


Como o cisto sinovial de Baker pode ser evitado ?
Não existe nenhuma maneira de evitar que o cisto de Baker se forme.


Causas subjacentes:
Gota (níveis de ácido ùrido aumentado), Hemofilia (sangue não coagula adequadamente, levando a uma hemorragia interna e danos nas articulações), Lùpus (doença auto-imune que pode resultar em sintomas como inchaço, inflamação e danos às articulações, pele, rins, sangue, coração e pulmões), Osteoartrite(uma forma de artrite causada pela, discriminação, inflamação e eventual perda de cartilagem nas articulações - a cartilagem se desgasta com o tempo), Psoríase (doença de pele seca e escamosa causando dor e inflamação nas articulações), artrite reumatóide (a membrana sinovial é atacada, resultando em inchaço e dor), Artrite séptica (inflamação das articulações causada por uma infecção bacteriana). http://www.medicalnewstoday.com/articles/184714.php

O paciente que estiver com o cisto de baker ou qualquer tipo de dor, seja ela  articular ou não, deve afastar-se dos exercício físicos e procurar atendimento. (Dr. Renato J. Medeiros)

Category: 0 Perguntas

0 Perguntas:

Postar um comentário